Dica da Semana: “A educação como prática da liberdade”

Nesta semana, nossa CEO Simone Imperatore recomenda a leitura da obra “Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade”, da inconfundível Bell Hooks – autora, professora, teórica feminista, artista e ativista social estadunidense.

A leitura da obra “Ensinando a Transgredir: a educação como prática da liberdade” de Bell Hooks (2ª Ed, Martins Fontes: São Paulo) nos traz reflexões importantes acerca do necessário rompimento das fronteiras tradicionais do espaço áulico e do agir e refletir sobre o mundo a fim de transformar-se e de transformá-lo. Propõe a educação para a consciência crítica a partir de estratégias concretas (conhecimento que vem da experiência e se concretiza em experiência de aprendizagem) que convergem para a formação de comunidades de aprendizagem efetivas.


Ante o desafio proposto pelo Plano Nacional da Educação (BRASIL, Lei 13.005, 2014) da Curricularização da Extensão articulada à pesquisa, para as IES que buscam mudar seus currículos e a natureza de suas práticas pedagógicas, Hooks é uma referência importante dada a pertinência epistemológica e social de seus estudos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *